"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:6-8

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Repetição é reputação

Bom dia a todas!
Hoje, mais uma vez, Deus falou ao meu coração e ensinou-me (ou melhor, relembrou-me) que estamos sempre a aprender e que se deixarmos o nosso coração aberto, Ele ensina-nos e leva-nos SEMPRE pelo caminho certo.
Há uns tempos, li num site uma pessoa dizer que "repetição é reputação" e realmente a cada dia tenho visto isso.
Se pedimos uma moeda aos colegas de trabalho todos os dias para o cafézinho da praxe, por exemplo, mesmo que no dia seguinte lhes paguemos, passado um tempo ficamos conhecidos por isso. Somos pedinchões.
Se comemos um bolo ou um salgado todos os dias de manhã, mais cedo ou mais tarde vamos ouvir "bocas" e passamos a ser conhecidos por sermos comilões. Ou se por algum acaso falamos muitas vezes de animais com pessoas que não lhes ligam muito, começamos a ter a reputação de gostarmos mais dos animais do que das pessoas.
Se nos sentimos bem com determinados sapatos ou botas ou com alguma roupa em particular e a usamos mais vezes, eventualmente vamos perceber por certos comentários que já houve alguma conversa menos favorável nas nossas costas...


Ou seja, infelizmente hoje em dia no meio de trabalho, temos de ter cuidado com tudo. Com o que dizemos, com o que vestimos, com o que comemos... Pressões, pressões, pressões.
Resumindo e concluindo, não podemos ser nós mesmas.
E principalmente entre nós mulheres, isso acontece até nas coisinhas mais pequeninas e insignificantes.
Já me tinha apercebido disso em relação não só a mim, mas a outras colegas, mas ia deitando sempre para trás das costas e não fazia nada para mudar.
Preferia agradar aos meus colegas em vez de agradar a Deus. Burra...
E hoje, Deus mais uma vez na Sua infinita paciência lá me abraçou e me disse: - Vês filha, vês porque é que não se deve confiar no ser humano? Porque é que não deves querer agradar às pessoas em vez de fazeres aquilo que Eu te ensinei?
Tudo começou hoje de manhã, quando vinha para o trabalho.
Tomei o pequeno-almoço em casa, mas mesmo assim, a glutonaria estava a gritar por um bolo.
Mas eu não tinha moedas para comprar e não ía comprar um bolo com o multibanco, não é?!
E Deus sempre a dizer-me para não comer o bolo, porque já tinha comido em casa e o meu objectivo é perder peso e não ganhar.
Mas eu fiz ouvidos de mercador e lá continuei a cismar.
Cheguei ao trabalho e fui ver se tinha moedas a mais. Tinha, mas mesmo assim não chegava.
Pensei: quando a minha colega chegar, vou-lhe pedir uma moedinha (como já fiz vezes demais) e vou comprar. E Deus sempre a dizer-me que não, não fosse comprar o bolo.
Quando a minha colega chegou, pedi-lhe a moeda. Não tinha. E eu pensei: bem, Deus não quer mesmo que eu vá fazer isto, porque faz-me mal à saúde e eu não preciso de comer bolos. MESMO.
Entretanto, já meia conformada abri o site da Bíblia online para ler o versículo do dia e li isto:

"E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo."
Mateus 17:7 
 
U-A-U!
Isto tocou-me. Se calhar, estão agora a ler isto e a pensar: ok... mas o que é que este versículo tem a ver com bolos? A mulher enlouqueceu!
 
"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
Mateus 11:15

O que Deus me falou através deste versículo, foi que me ia dar forças para controlar esta vontade de comer. E acreditem que muitas vezes não é fácil lutar contra isto. Quem passa pelo mesmo sabe como é.
Mas Ele disse-me: levanta-te, não tenhas medo que Eu vou dar-te forças e tu vais resistir!
E assim foi. Entretanto, chegou mais outra colega e eu fiquei caladinha. Não lhe pedi moedinhas para ir à máquina da comida, nem toquei no assunto.
Fiquei quietinha a beber o meu chá e graças a Deus resisti.
Continuando no tema "repetição é reputação", outra coisa que Deus me tem ensinado é que devemos manter a nossa boca fechada, quando não temos nada de bom para dizer.
 
"Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio."
Provérbios 10:19
 
Quando me dou bem com as pessoas e me sinto à vontade com elas, gosto de falar, de comentar, mas com o passar do tempo tenho visto que não posso ser assim com toda a gente, porque certas pessoas são gozonas ou não sabem aceitar brincadeiras inocentes e levam tudo a mal ou fazem pouco de tudo.
Por um lado isso entristece-me, porque sinto que não posso ser EU, mas por outro lado não me importo e até fico contente, porque sei que Deus me molda através dos Seus ensinamentos e de exemplos que vou vendo no dia-a-dia.
Por isso já sabem, vocês que querem ser exemplos de mulheres cristãs neste mundo: tentem dar bom testemunho em tudo. Desde que a vossa consciência e o vosso coração estejam limpos, ninguém por mais comentários que faça nas vossas costas, vai poder acusar-vos de nada.
Se costumam pedir a moedinha da praxe para o café, deixem de o fazer. Tragam café de casa ou coloquem de parte as moedas necessárias para o mês e assim, vão deixar de depender dos outros.
Se costumam comer mais doces ou salgados e já ouviram comentários acerca disso, evitem de o fazer à frente de quem vos critica, porque além de não estarem a contribuir para a vossa silhueta e saúde, estão a alimentar comentários desnecessários.
Se já viram que as pessoas que vos rodeiam no trabalho ou na escola não sabem aceitar uma brincadeira, não entendem o vosso sentido de humor ou estão sempre a criticar-vos porque falam demais, não vão deixar de falar com elas, obviamente, mas sejam selectivas e não dêem o vosso "talento" a quem não o merece ou entende.
Não quero com isto dizer, que agora não vão poder fazer nada do que gostam só por causa do que os outros vão dizer ou pensar, mas quero que VOCÊS pensem se é realmente necessário aquilo que querem fazer e que sabem que os outros vão criticar.