"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:6-8

terça-feira, 17 de junho de 2014

Mania das grandezas...

 
Gosto muito de ver programas de decoração. E de ver o interior da casa das pessoas! Coscuvilhice? Nope! Acho eu...
:P
Agora a sério, gosto de ver o interior da casa das pessoas para tirar ideias, para ter uma noção do espaço e talvez por um bocadinho (mas pequenino) de coscuvilhice!
A nossa casa não é grande. Cerca de 75m2 e mesmo assim, às vezes reconhecemos que poderíamos ter comprado uma casa mais pequena e chegava bem.
O mesmo acontece com o nosso carro. Sei que na altura comprámos uma casa de 4 assoalhadas e com 2 casas-de-banho e um carro maior, porque pensávamos ter filhos, mas como tal não aconteceu, hoje chegamos à conclusão que espaço a mais nem sempre é o ideal.
Agora, graças a Deus, sou dona-de-casa e tenho mais tempo para me dedicar à casa, ao meu hubby e a fazer algo que gosto, mas para quem trabalha todo o dia fora, como já foi o meu caso durante muitos anos, sei como é difícil ter e/ou manter a casa arrumada todos os dias.
Principalmente quando se tem crianças.
Um dos programas que gosto de ver é o House hunters. Às vezes, contudo, vejo pessoas muito picuinhas...
E por picuinhas, quero dizer pessoas que acham que um quintal do tamanho de metade de um campo de futebol é muito pequeno para uma criança de 2 anos, pessoas que só porque têm uma ilha no meio da cozinha com um armário por cima e têm de dar um passo para o lado para poderem ver-se NO MEIO DA COZINHA, acham que a cozinha é minúscula e claustrofóbica e por aí fora.
E um dia, quando forem mais velhos e os filhos tiverem saído de casa? Ficam com uma casa de 4 quartos e 2 ou 3 casas-de-banho para 2 gatos pingados?
Sei que muitas das mulheres que aparecem nesse programa são donas-de-casa a tempo inteiro, mas mesmo assim acho um exagero.
É a minha opinião, atenção.
Ainda ontem, uma mulher nesse programa, só porque a cozinha não tinha bancadas e armários como ela queria, dizia que nunca iria ser feliz ali...
No final, acabaram por comprar aquela casa e remodelaram a cozinha. Até comentei com o meu marido que aquilo era uma falta de respeito para quem vivia numa barraca ou com dificuldades.
A Bíblia diz o seguinte:

"Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas."
I Timóteo 6:7-12

É óbvio que Deus não quer que vivamos na miséria e há muitas pessoas que têm muito dinheiro e são cristãs.
Mas desde que tenhamos o que precisamos para viver, porque é que nos havemos de preocupar em ter uma casa maior do que fulano, um carro maior do que sicrano ou roupas melhores do que sei lá quem?
Será que o fulano, o sicrano e sei lá quem, são mais felizes por isso? Ou apenas mais endividados?

"Duas coisas peço que me dês antes que eu morra:
 Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário.
 Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus."
Provérbios 30:7-9