"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:6-8

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje

Hoje estava a ler este post da Mrs. White e especialmente estas palavras, tocaram-me no coração: "There was a time for everything and a time for each task. There was order in the home. This was the secret to a comfortable, peaceful life."

Hoje, devido a ter a casa desarrumada (com pó por limpar, cozinha e casas-de-banho por limpar e coisas fora do lugar), tive de engolir o orgulho e pedir ao meu hubby que adiasse a visita da pessoa que vinha cá na próxma segunda-feira, para fazer um estudo energético da nossa casa.

Embora não tenhamos a casa à venda, como não pretendemos ficar aqui para sempre, o meu fofinho lembrou-se de adiantar as coisas e pedir um certificado energético. Como a validade é de 10 anos, já ficamos com isso tratado em vez de depois andarmos a correr.

A Laine, nas suas cartas, fala muito da dívida à casa. Ou seja, os anos em que não se dedicava à lida da casa como devia e deixava as tarefas sempre para o dia seguinte. E depois, no dia seguinte, fazia a mesma coisa... E a dívida ia aumentando cada dia mais.

Como eu me relaciono com isso, meu Deus... E não devia, porque graças a Ti o que não me falta é tempo para tudo. E como diz a Tua Palavra , há tempo para tudo debaixo do sol (Eclesíastes 3). O problema é a preguiça e a falta de disciplina. O adiar sempre para amanhã e quando o amanhã chega, ando a correr para fazer tudo em 5 minutos.

E o que é pior, é que muitas das tarefas de uma dona-de-casa não demoram assim tanto tempo, a não ser que esteja doente, grávida ou tenha filhos pequenos ou doentes. Por exemplo, hoje de manhã fiz a cama, esvaziei a máquina da loiça, pus a loiça suja na máquina, passei algumas receitas a limpo, limpei o pó do quarto, da entrada e arrumei algumas coisas que estavam fora do lugar.

Depois do almoço pus a loiça suja na máquina, coloquei uma planta num vaso novo (algo que já andava a pensar fazer há dias e que demorou 5 minutos) e limpei o pó da sala. E ainda tive tempo de ver televisão e ler alguns blogues.

Devido à minha procrastinação, as coisas foram-se acumulando e quando notei o que tinha feito em tão pouco tempo, percebi que consigo fazer muitas coisas numa manhã e ter sempre tudo em dia. Posso ter a casa limpa e ainda ter tempo para ler a Bíblia, orar, namorar, descansar, ler... fazer as coisas de que gosto.

Deixo aqui mais um excerto que adorei e que realmente é verdade: "To have a company ready home just means we housekeepers are doing our job of keeping a decent and tidy home. We look as nice as we can (as representatives of our homes), and gladly welcome weary visitors with a smile and with grace."

Ajuda-me a vencer a preguiça, Paizinho e a fazer as coisas como deve ser e a tempo.🙏

Se quiserem ler este post, também é muito bom e fala sobre o que é realmente poupar. Aqui fica uma das frases que me tocou mais: "The definition of "saving" used to mean putting it aside, not trading it for goods or services."

Houve uma altura em que do dinheiro extra que o meu hubby me dá para os meus gastos pessoais mensais, eu tirava uma parte e gastava no supermercado, para ajudar no stock da nossa despensa. Comprava 5€ ou 10€ de coisas que custavam menos de 1€ (farinha, sabonetes, escovas de dentes, etc) e assim, eram mais 5 ou 10 coisas que eram adicionadas à nossa despensa.

O resto era guardado no mealheiro. Depois, porque comecei a gastar o dinheiro em bolos e coisas que só me faziam mal, essa ajuda ao stock deixou de existir e é algo que eu quero mesmo voltar a fazer. Orem por mim!😉

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,"
Colossences 3:23